Primeira Inteligência Artificial exclusiva para o setor de embalagem

A indústria brasileira de embalagem passa a contar com uma ferramenta única de disseminação de conhecimento, a plataforma de Inteligência de Embalagem 5.0 que garante maior interação com os usuários ao funcionar como “guru/mentor” e ao ajudar a elaborar perguntas melhores que levarão a respostas mais precisas.

A Inteligência de Embalagem 5.0 (IE 5.0) é a primeira IA exclusiva e 100% dedicada ao setor de embalagem e aos seus profissionais, e abrange toda a cadeia de valor, da transformação ao consumo, chegando à reciclagem.

A iniciativa, idealizada pelo Professor Fábio Mestriner, referência em design e inovação em embalagem, e pelo estrategista de marketing digital, Carlos Eduardo Raia, é fruto de uma startup brasileira que reuniu tecnologia, curadoria de conhecimento e participação ativa da comunidade de especialistas do setor.

O projeto conta com créditos do AWS Activate para Startups da AWS (Amazon Web Services), que também oferece suporte técnico e infraestrutura computacional.

“O programa permitiu acelerar o desenvolvimento da plataforma e elevar sua eficiência operacional. Desta forma, podemos qualificar o conhecimento técnico e estratégico de toda a cadeia produtiva de embalagem, a partir de uma IA exclusiva e focada nos temas do setor”, explica Mestriner.

E completa: “A IE 5.0 será capaz de refinar as perguntas dos profissionais e responde-las em suas especificidades, ajudando a construir linhas de raciocínio sobre diferentes temas do universo das embalagens. A ideia também é provocar brainstorms e tornar o trabalho desses profissionais mais dinâmico, produtivo e assertivo.”

Para construir a base de conhecimento foram pesquisados, em profundidade, mais de 80 temas e 180 subtemas. Também foram incorporadas mais de 15 mil teses de Mestrado e de Doutorado das principais Universidades dos cinco continentes, sendo 3.500 do Brasil. O resultado é uma base de dados com mais de 90 tecnologias utilizadas na fabricação de embalagem descritas em detalhes.

Uma IA feita por e para profissionais de embalagem

Diferente das IAs genéricas disponíveis no mercado, a Inteligência de Embalagem 5.0 (IE 5.0) nasce com um propósito claro: ser treinada pela comunidade de embalagem para se tornar uma especialista neste ecossistema complexo e multidisciplinar, que envolve desde engenharia de materiais, design e marketing, até logística, legislação, sustentabilidade, reciclagem e comportamento do consumidor.

A base de conhecimento da IE 5.0 foi construída ao longo de um ano e meio, com curadoria humana especializada, garantindo a seleção de informações qualificadas e validadas, sem recorrer a dados genéricos ou de origem duvidosa.

Outra preocupação foi com o alto nível da curadoria científica. Para garantir profundidade técnica, a IE 5.0 consultou repositórios internacionais de teses e artigos científicos, publicações especializadas e bases de dados de instituições como WPO (World Packaging Organization), ONU, Unido, FAO, FDA, ANVISA e União Europeia.

Além das dissertações e teses sobre embalagem, a IE 5.0 reúne conteúdo proveniente de associações setoriais, revistas técnicas, manuais de tecnologia e eventos globais como interpack, Pack Expo e Fispal Tecnologia.

O diferencial humano da Indústria 5.0

Inspirada no conceito da Indústria 5.0, na qual a supervisão humana complementa a automação e os algoritmos, a IE 5.0 foi concebida para unir inteligência artificial e inteligência humana. Portanto, seu treinamento é contínuo e colaborativo, conduzido por um Painel de Especialistas formado por profissionais de destaque da indústria brasileira de embalagem.

“Este time testa, avalia e aprimora a plataforma continuamente. As contribuições dos especialistas levaram a duas rodadas de aperfeiçoamento, com melhorias validadas em testes práticos”, completa Fábio Mestriner.

Mais do que uma ferramenta tecnológica, a IE 5.0 propõe um modelo de construção coletiva de conhecimento, a partir do treinamento ativo da IA orientando-a com base nas demandas reais e nas particularidades de cada especialidade dentro da cadeia produtiva.

“O objetivo é que a IE 5.0 evolua junto com o setor, respondendo cada vez melhor às perguntas e desafios dos profissionais de embalagem”, explica o cofundador Carlos Eduardo Raia.

Dado o potencial transformador da iniciativa, oito entidades representativas da indústria de embalagem já declararam apoio institucional ao projeto: ABRE, Abeaço, Abividro, Abipet, ABIEF, Abflexo, Abigraf e Abiplast.

A adesão reforça o caráter sistêmico da IE 5.0, que busca integrar a cadeia produtiva, os usuários finais de embalagem – indústrias de alimentos, bebidas, cosméticos, farmacêuticos e bens de consumo – e os recicladores, em torno de um mesmo ecossistema de inteligência aplicada.