Feira que terminou na sexta-feira, 28, teve como destaque debates sobre soluções energéticas inovadoras e o potencial do mercado livre para a indústria do plástico.
A Plástico Brasil 2025, encerrada nesta sexta-feira (28), no São Paulo Expo, destacou o mercado livre de energia como uma alternativa estratégica para a redução de custos e o aumento da competitividade das indústrias do setor. Durante os cinco dias de evento, o Grupo CanalEnergia promoveu o Energy Solutions Show, um espaço exclusivo para a apresentação de soluções energéticas inovadoras.
O mercado livre de energia foi apresentado como uma oportunidade para as indústrias do setor plástico não apenas reduzirem custos e melhorarem a eficiência energética, mas também obterem maior previsibilidade diante das oscilações tarifárias e encargos do setor.
A iniciativa foi estruturada para oferecer informações relevantes para o setor, considerando que a energia representa o maior custo para as empresas da indústria de transformação do plástico, com uma representatividade de 15% na despesa total, segundo entidades do setor no Brasil. Estes gastos consomem de 4% a 6% do faturamento, e chegam a 10% para companhias que aplicam com frequência o processo de extrusão, por exemplo.
“A parceria com o Grupo CanalEnergia permitiu que os participantes do evento conhecessem melhor o mercado livre de energia, que viabiliza o acesso a soluções sustentáveis e inovadoras, fortalecendo o networking entre empresas e impulsionando a competitividade”, destacou Liliane Bortoluci, diretora da Informa Markets, organizadora e promotora do evento.
O Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), apoiador institucional do projeto, esteve presente no estande Assuntos de Energia, com uma equipe de consultores e especialistas para esclarecer dúvidas sobre temas estratégicos para a indústria.
“A presença do IBMEC nesta iniciativa reforçou a importância do conhecimento estratégico para o setor. Discutimos desde a economia circular até a transição energética, trazendo insights sobre mercado livre de energia, gestão eficiente e o papel das fontes renováveis, ajudando as empresas a se prepararem para um futuro mais sustentável e competitivo”, ressaltou Hermano Pinto, Diretor do portfólio de tecnologia e infraestrutura da Informa Markets.
Durante a feira, especialistas estiveram disponíveis diariamente para aprofundar discussões e atender visitantes, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências sobre as melhores práticas para a sustentabilidade e competitividade do setor.
Além disso, em parceria com a Informa Markets, o IBMEC promoveu a ação “Fale com o Especialista”, onde especialistas abordaram temas estratégicos como economia circular, transição energética, mercado livre de energia, gestão e eficiência energética, energias renováveis e armazenamento, além de apresentar oportunidades de capacitação no setor elétrico.
A Plástico Brasil 2025 se consolidou como um importante ponto de encontro para a indústria do plástico na América Latina, impulsionando a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor.