A Tarsus Group, organizadora da Labelexpo Global Series, anunciou uma mudança estratégica significativa para sua principal feira. A partir da edição de 2026, a tradicional Labelexpo será substituída por um novo evento, batizado de “Loupe”. A mudança de nome reflete uma evolução fundamental no escopo da feira, que passará a abranger todo o universo da impressão de embalagens.
A primeira edição da Loupe está confirmada para ocorrer em Bruxelas, mantendo o local tradicional do evento.
O que significa “Loupe”?
O novo nome carrega um significado duplo e estratégico. Primeiramente, em inglês, “loupe” se refere àquela pequena lente de aumento, a lupa, usada por impressores para inspecionar os detalhes finos de um trabalho. A escolha é uma metáfora para a nova proposta do evento: oferecer um “foco mais forte” (stronger focus) através de uma “lente mais ampla” (wider lens).
Mas a genialidade do nome vai além. LOUPE também é um acrônimo para Labels & Outer Packaging Embellishment, que pode ser traduzido como “Rótulos & Enobrecimento de Embalagens Externas”.
Na prática, essa dupla camada de significado encapsula perfeitamente a nova direção: manter a excelência e o detalhe no mundo dos rótulos, ao mesmo tempo em que expande o foco para o universo mais amplo do enobrecimento e da produção de todos os tipos de embalagens.
Uma Visão Além dos Rótulos
A decisão de ampliar o foco da feira é uma resposta direta às transformações do mercado. As tecnologias de impressão, especialmente a digital, quebraram as barreiras que antes separavam os diferentes nichos da indústria. Hoje, um convertedor de rótulos pode facilmente expandir sua operação para embalagens flexíveis ou caixas cartonadas.
A Loupe será organizada em “halls” ou pavilhões temáticos, dedicados a diferentes áreas, incluindo:
- Rótulos (Labels)
- Embalagens Flexíveis (Flexible Packaging)
- Caixas Cartonadas (Folding Cartons) e Papelão Ondulado (Corrugated)
- Impressão Comercial (Commercial Print)
Jade Grace, diretora administrativa da Labelexpo Global Series, explicou a estratégia por trás da mudança. “A Loupe nasce da necessidade de refletir a realidade atual dos nossos expositores e visitantes. A tecnologia evoluiu, e os impressores diversificaram seus portfólios. Com a Loupe, criaremos um evento que abrange toda a sinergia da impressão de embalagens, permitindo que os participantes explorem novas tecnologias, materiais e mercados, tudo sob o mesmo teto”.
Essa nova formatação visa criar um ambiente mais rico em oportunidades de negócios e aprendizado, conectando as diferentes facetas da indústria de impressão de uma forma que a Labelexpo, com seu foco mais restrito, já não comportava.

