Por Fábio Sabbag
Quem olha de perto, de forma atenta para enxergar
oportunidades, percebe que o segmento de flexografia tem
espaço para crescer.
Calma, vou explicar no desenrolar desse texto…
Por onde passamos, sentimos, usamos e usufruímos da
flexografia. É uma forma de impressão que encanta,
embeleza, enfeita e conquista novos e velhos consumidores.
Ou seja, nós!
Por meio da flexografia, rótulos, etiquetas e embalagens
são produzidos em larga escala, mesmo que a tendência
atual é diminuição das tiragens.
Porém, quem vive e trabalha nesse ramo, sabe que essa
questão de diminuição de tiragens não, necessariamente, significa menos ganhos financeiros.
Aqui entra em campo o famigerado valor agregado, ou seja, aquela demanda customizada que usa e abusa de acabamentos mais nobres puxada por investimentos em públicos segmentados, marketing direto, campanhas sazonais, exclusividade, pegada premium etc.
De acordo com a Mordor Intelligence, empresa de pesquisas de mercados, publicou que o tamanho do mercado de impressão flexográfica ficou estimado em US$ 196,24 bilhões em 2024. E, observe, deverá atingir US$ 228,90 bilhões até 2029.
Ainda de acordo com o estudo alguns indicadores colocam a flexografia no ponto mais alto das boas expectativas:
– Sua flexibilidade para imprimir substratos variados;
– Amplitude de produtos que podem e devem ser impressos
– Atende perfeitamente a indústria alimentícia;
– Produz altas, médias e está se adaptando muito bem às pequenas tiragens.
Entre as possibilidades de crescimento e novos investimentos, o ramo da flexografia mostra seu fascinante poder para atender a oferta e a demanda.
Durante a Flexo & Labels 2025 Experience 2025, evento realizado nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, tivemos o prazer de conhecer mais as entranhas do ramo.
Fiquei surpreso, positivamente, com a clareza das informações compartilhadas pela dupla Ronnie Schroter, CEO, e Ton Camargo, gerente de vendas, ambos executivos da Etirama. De uma forma didática, os palestrantes apontaram alguns calcanhares de Aquiles:
– Escassez da mão de obra;
– Condições de financiamento distantes
– Insistência na manutenção de processos obsoletos.
Então, vamos por partes para falar mais sobre esses pontos:
– A falta de mão de obra qualificada, convenhamos, não é um problema exclusivo do setor de flexografia. É geral! Talentos, quando surgem, são disputados vorazmente pelas grandes empresas de qualquer setor. Sem falar sobre uma geração que trabalha sozinha, ou melhor, com a internet.
A dificuldade para contratar funcionários é epidêmica no Brasil. Estava lendo uma pesquisa da Influency.me (especialista em marketing de influência). Alguns dados ligam o alerta: o Brasil conta com 2 milhões de influenciadores digitais – número 67% maior que em março de 2024. Desse total. 48,66% estão na faixa etária entre 25 e 34 anos. Uma faixa onde há mais vagas de trabalho disponíveis.
A falta de opções de financiamento também entrou na conversa. O empresário brasileiro ainda sofre para obter crédito. E quando consegue, vale analisar direitinho as taxas implícitas e explícitas. É um jogo de números que precisar de atenção e cuidado. Não assinar é melhor do que remediar.
– Automação, eficiência energética, plataformas e linguagens abertas entre softwares e hardwares ainda são temas que esbarram em questões culturais.
Ainda de carona na apresentação dos executivos da Etirama identificamos que o cenário nacional da flexografia está em transformação:
– Regiões que dominavam agora já não dominam mais;
– Foco em pequenas tiragens;
– Empresas relutam em mudar processos produtivos obsoletos.
A mensagem é clara: para apertar o play da lucratividade é fundamental investir em performance produtiva e controle de desperdícios.
Chegou o momento de pegar a estrada para acompanhar a CIF 2025 que será realizada nos dias 11 e 12 de junho em Itu (SP). A ideia, segundo a coordenação do evento, é mostrar aos convertedores soluções inovadoras para os desafios relacionados à qualidade, sustentabilidade e curto prazo de entrega.
De antemão, agradecemos à gestão do evento a oportunidade de participar e cobrir. Siga nossos canais e fique por dentro de tudo que rola no ramo da impressão.