Fedrigoni lança “Best of Publishing”  uma nova experiência para o design editorial

A Fedrigoni, referência mundial na fabricação de papéis especiais, apresenta ao mercado sua mais nova coleção: Best of Publishing — uma proposta inovadora que vai muito além de um catálogo tradicional. Criada para educar, inspirar e conectar profissionais do design gráfico e editorial, a coleção integra materiais físicos de altíssima qualidade com recursos digitais como QR Codes, vídeos e podcasts.

Lançado oficialmente em Milão, no dia 2 de julho de 2025, o projeto reforça o protagonismo da Fedrigoni no universo da comunicação impressa, oferecendo uma jornada sensorial e criativa através do papel.

Uma coleção em três atos

A coleção Best of Publishing é dividida em três partes complementares:

 1. Read Me

Uma verdadeira obra de arte editorial, “Read Me” é um livro feito com 29 papéis premium Fedrigoni, entre naturais e revestidos. Além do apelo visual e tátil, ele apresenta entrevistas exclusivas com oito grandes nomes do design editorial internacional, como:

  • David Pearson (Reino Unido)
  • Eduardo Aires (Portugal)
  • Studio Mut – Thomas Kronbichler (Itália)
  • Sulki & Min (Coreia do Sul)
  • Lorenz Klingebiel (Alemanha)
  • Fanette Mellier (França)
  • Matt Willey – Pentagram NY (EUA)
  • Wang Zi Hong (Taiwan)

Esses designers compartilham seus processos criativos, cases marcantes e a relação com o papel como meio expressivo. Os projetos vão de publicações independentes a relatórios corporativos, sempre com o foco na inovação gráfica e editorial. Parte dessas entrevistas também está disponível em podcast na série Design Signatures by Fedrigoni, no Spotify e YouTube.

 2.     “Choose Me”, que apresenta uma seleção criteriosa de papéis retirados do catálogo da Fedrigoni, escolhidos pela sua qualidade estética e desempenho técnico excecional. Os dois mostruários estão organizados por aplicação: papéis para encadernação, como o texturizado Imitlin, papéis para guardas e inserções (na sua maioria coloridos) com séries icônicas como Sirio Color, Woodstock e Materica. Para páginas internas, seja para texto ou imagem (sobretudo brancas), as opções vão desde o versátil Arena natural ao revestido Symbol, incluindo soluções inovadoras como Arena High Definition e X-Per. Refletindo o espírito inovador dos designers apresentados, a coleção inclui ainda as novidades mais recentes, como Cotone100 (papel natural feito com 100% de linters de algodão), GSK Translucent+ (papel translúcido altamente resistente) e Terrae, uma linha produzida com pigmentos de origem mineral. Cada amostra de papel inclui um QR Code que remete para o site da Fedrigoni, onde é possível obter mais informações.

3.   “Footnotes”, o último componente de Best of Publishing que oferece um guia que apresenta aos leitores mais jovens o processo editorial de forma interativa, acompanhando-os na descoberta do mundo da impressão e da produção, e destacando o papel do papel na comunicação visual.

 “Como produtores de papel, compreendemos que o setor editorial representa um pilar fundamental num mundo em constante evolução — um testemunho da criatividade e do patrimônio cultural”, afirma Céline Bertuzzi, diretora de marketing da Fedrigoni Special Papers. “Com Best of Publishing queremos reforçar a nossa liderança no setor de papéis editoriais, oferecendo uma nova coleção capaz de inspirar a comunidade criativa. Fomos além da simples autorreferência para dar voz a alguns dos designers mais inovadores da atualidade. Para isso, ultrapassámos o conceito tradicional de catálogo, criando uma experiência enriquecida com conteúdos originais e espaços digitais perfeitamente integrados.”

Por que isso importa para o setor gráfico?

  • Reafirma o papel do impresso como objeto de valor cultural e criativo
  • Mostra como o papel pode ser veículo de interação e tecnologia
  • Traz novas possibilidades para editoras, gráficas, estúdios de design e profissionais independentes que desejam inovar no toque, na cor e na percepção de marca

Best of Publishing é uma provocação visual, tátil e intelectual. Um convite para ver o papel com novos olhos — e para imprimir com mais propósito.

Para conhecer a coleção completa, acesse: www.fedrigoni.com